pré-história

Introdução

Definimos a pré-história como um período anterior ao surgimento da escrita. Logo, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Nesta importante fase, o homem conseguiu não só superar as dificuldades impostas pela natureza a sua sobrevivência como iniciar o desenvolvimento de toda a Humanidade na Terra. Criando e desenvolvendo soluções práticas conforme suas necessidades, inventando objetos e principalmente repassando conhecimentos através das gerações, desta forma desenvolvendo uma cultura com infinitas possibilidades de crescimento. Esse período pode ser dividido em três fases:
Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada).
Mesolítico (termo usado para distinguir um período de transição).
Neolítico ( Idade da Pedra Polida).

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada


"Levallois Preferencial-Animation" por José-Manuel Benito Álvarez.


Nesta época, o ser humano fabricava ferramentas de pedra sílex usando entre outros, o método ilustrado acima, que consistia em quebrar de um só golpe uma pedra em várias lascas que eram utilizadas para diversos fins, conforme o formato com que se quebravam. Habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

A comunicação era feita com uma linguagem primitiva, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma forma importante de comunicação foi criada: as pinturas rupestres. Através deste tipo de representação artística, o homem construía um legado de idéias e demonstrando seus sentimentos e preocupações cotidianas.

pintura rupreste


 Mesolítico

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação e principalmente conseguir calor para sobreviver aos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização (deixando de ser nômade, o homem começa a mudar o ambiente que o cerca ao invés de simplesmente seguir em busca da sobrevivência), logo a habitação fixa torna-se uma necessidade. Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem fica responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.


Neolítico ou Idade da Pedra Polida 

Aqui o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia (Idade dos Metais).Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado (surge o conceito de profissão).

Conclusão


Este é um texto bastante genérico sobre esta importantíssima e longa caminhada do ente humano. O período de tempo correspondente ao paleolítico  abrange épocas muito distantes da origem do homem na terra, já que os antecessores do homem já faziam uso das habilidades correspondentes ao período da idade da pedra, ou seja: os ancestrais do homem usavam artefatos de pedra se destacando de todos os outros animais e por conseguinte dando inicio ao paleolítico, a cerca de 2,5 milhões de anos. Enquanto que é atualmente admitido que o Homem Moderno surge a 200.000 anos atrás, apto para reproduzir todas as técnicas desenvolvidas pelos seus antecessores e incrementa-las. Analisando esta evolução concluímos que ela ainda não terminou... A história da humanidade que começou com a invenção da escrita, marca um espaço temporal ínfimo comparado a pré-história, talvez por isto os sublimes pensadores da história não são ainda seguidos pela maioria da própria humanidade, se fossem o mundo seria um lugar onde a harmonia prevaleceria sobre o caos e o progresso evolutivo se daria de forma ainda mais acelerado. Mas tudo tem seu tempo para ocorrer...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou ou não comente! Terei o maior prazer em responder e justificar o conteúdo de qualquer parte deste blog.

Att. Wilson