O Homem e o Cão

Quando e como o cão foi domesticado?

Acredito que a cooperação entre as duas espécies é tão antiga quanto o próprio surgimento do homem na Terra. Acho até que mesmo antes do homem caminhar na Terra, o comportamento cooperativo entre animais caninos já estava estabelecido com os primatas do gênero "Homo" anteriores ao surgimento do Homem. Esta cooperação (ou protocooperação) funcionava da seguinte forma: Os grupos hominídeos ( do gênero homo ) coletores e caçadores sempre deixavam restos de comida que eram percebidas e aproveitadas oportunamente pelos "caninos", após a saciedade dos "homos". Esta situação levava a constante presença de "caninos" próximo aos "homos". Situar o momento exato em que iniciou-se uma ligação entre homens e cães com o cão na condição de animal doméstico alem de meras suposições é hoje impossível, entretanto cientificamente é aceitável que a pelo menos 30.000 (Uau!) anos atrás o cão já integrava os agrupamentos de humanos com um papel semelhante ao dos dias atuais. Graças a recente descoberta de um cranio bem preservado nas montanhas de Altai, no sul da Sibéria, em uma caverna chamada Razboinichya.  Identificado como um cão "parcialmente" domesticado e datado  de 33.000 anos atras (foto abaixo à esquerda). Com base em seu cranio e em outros restos encontrados, os cientistas acreditam que ele possuía o tamanho e a forma de um grande cão salmoiedo siberiano masculino dos dias atuais (foto abaixo à direita).





A troca de favores

Bem, os cães viam nos homens uma expectativa de alimentação, já que o produto da caça quase sempre deixava restos que eram consumidos por eles. Já os homens (e seus ancestrais) se aproveitavam da presença dos cães para serem "avisados" da aproximação de outros animais, possivelmente predadores naturais do homem, como por exemplo lobos e grandes felinos, observando a mudança de comportamento dos cães, pois estes latiam e rosnavam ao perceberem a presença de "invasores". Estes avisos eram preciosos aos homens que se preparavam para receber os invasores e não serem pegos de surpresa. Não demorou muito para que a presença dos cães fosse incentivada e bem vinda aos homens pré-históricos. A domesticação dos cães foi um passo a frente nesta caminhada de compartilhamento útil a ambas espécies. Olhando meu cãozinho e o modo como ele vigia e protege minha casa fico muito grato ao primeiro e desconhecido "sublime personagem" que teve a ideia de criar junto de si estes animais dóceis e cooperativos. Certamente que a ajuda diária deles ao lado dos homens foi de grande valia na caminhada evolutiva da Humanidade, que posteriormente domesticou muitos outros animais, os quais foram usados para diversas finalidades, entretanto nenhum outro tão parceiro e dedicado como o cão.

2 comentários:

  1. Parabens Wilson pelas ideias tao bacanas que fizeram voce criar todas essas materias, seus comentarios sao muito bons

    ResponderExcluir

Se gostou ou não comente! Terei o maior prazer em responder e justificar o conteúdo de qualquer parte deste blog.

Att. Wilson