O fogo

Introdução


É inadmissível hoje em dia que um kit básico de sobrevivência não contenha um isqueiro ou uma caixa de fósforos. Os escoteiros possuem treinamento para conseguir fazer uma fogueira na selva a partir de objetos disponíveis no local, isto garante a sobrevivência em caso de outras formas usuais não estarem disponíveis. Em uma casa moderna o fogão a gás, um forno elétrico e diversos outros aparelhos são usados para aquecer e cozinhar... Mas quando o ser humano iniciou o uso do fogo? O que isto representou para a evolução do homem na Terra? Certamente foi um avanço destacado e importante (talvez o mais importante) para a evolução humana.

Quando o fogo foi descoberto e controlado


Atualmente o estudo da pré-história é feito usando diversos métodos englobando um número grande de especialidades e especialistas como por exemplo: antropólogos, físicos, arqueólogos, biólogos, químicos e paleontólogos. Teorias e hipóteses são criadas e refutadas conforme avançam os estudos e descobertas. Sobre o uso controlado do fogo podemos dizer que os hominídeos chamados de Homo Erectus já faziam uso do fogo. Estes hominídeos habitaram o planeta entre 1.8 milhões a 300.000 anos atrás. Uma teoria atualmente refutada por estudos profundos e abrangentes nos diversos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo é a do "macaco cozinheiro" que afirma que o fogo já era usado regularmente desde 1.6 milhões de anos atrás. Tal teoria afirma que o crescimento do cérebro humano está ligado ao combustível trazido pela comida cozida, considerada mais nutritiva. Os mais recentes estudos refutam esta inferência (raciocínio desenvolvido a partir de indícios). Estes estudos situam o momento do uso controlado e habitual do fogo entre 400.000 e 300.000 anos atrás. Depois do Homo Erectus é certo que o Homem de Neandertal  e o Homo Sapiens seguiram o exemplo e desenvolveram técnicas melhores e mais eficientes para o controle, criação, manutenção e uso do fogo.


Acima vemos um nativo Vanuatu criando o fogo. Ele "acende" (termo usado comumente para descrever o ato de por fogo em algo) o fogo esfregando um pedaço de madeira contra o outro. Muitas outras técnicas foram desenvolvidas para acender o fogo. Entretanto os métodos primitivos para fazer o fogo eram basicamente dois: fricção (como o nativo está fazendo acima) e por percussão (neste caso eram produzidas faíscas a partir de duas pedras de sílex. (foto abaixo)



Lendas e mitos


Muitas tribos indígenas das Américas acreditam que o fogo estava preso e invisível dentro da madeira e era libertado ao fricciona-la. Uma lenda muito interessante é a dos índios Bororó no Mato Grosso que diz que um macaco aprendeu a fazer o fogo (lembram do macaco cozinheiro?) pelo atrito de dois pedaços de pau e ensinou todos os homens (no caso os próprios Bororós). Para os índios Tarianas do Amazonas uma ave voou  até o Sol e trouxe o fogo para a terra. Os Astecas faziam um ritual de ano novo: No inicio de cada ano era produzido fogo por atrito de dois paus em um morro à noite. Se não conseguissem acender o fogo, acreditavam que o Sol seria apagado e os demônios da escuridão desceriam à Terra para comer os homens. Um ritual semelhante era feito pelos Karok da Califórnia.
Inúmeras são as tribos americanas que acreditam que o fogo deve ser mantido continuamente aceso, pois caso se apague muitas desgraças podem acontecer.

Conclusão    

O domínio do fogo por sua importância ao desenvolvimento humano representa o maior avanço na evolução tecnológica em todos os tempos, com ele foi possível:
  1. Afastar os predadores naturais, desta forma sendo usado para proteção.
  2. No inverno em épocas geladas, o fogo aqueceu e salvou os ancestrais humanos de um frio mortal.
  3. Ajudou na caça, para assustar e encurralar as presas usando tochas.
  4. Na alimentação, aproveitando melhor a energia dos alimentos cozinhando-os em fogueiras: Ao serem cozidos, os pedaços de carne submetidos ao calor ficam mais saudáveis pois as bactérias nocivas morrem. Além de torna-los mais digeríveis pelo organismo e por conseguinte capturando mais energia.
O homem moderno deveria prestar homenagens a este sublime personagem que mesmo antes do homem pisar no solo da Terra já havia conseguido realizar um feito extraordinário, de proporções gigantescas preparando para tudo aquilo que viria depois...

Pioneiro no Domínio do Fogo

3 comentários:

  1. Muito bom e infirmativo com muito conteúdo
    Espero mais postagens e mais histórias de informaçoes como essas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Alexandre, haverá muito mais matérias e informações educativas como esta. Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Excelente postagem, muito educativa. Parabéns!

      Excluir

Se gostou ou não comente! Terei o maior prazer em responder e justificar o conteúdo de qualquer parte deste blog.

Att. Wilson