O juramento de Hipócrates

É um juramento solene feito pelos médicos na ocasião da sua formatura. Nele, Hipócrates ( o pai da medicina ocidental)  autor do juramento, define a conduta ideal do médico. Existem basicamente duas versões do juramento: a original e a ratificada em Genebra (1948) pela Associação Médica Mundial que levou em conta os crimes praticados pelos médicos nazistas.


Juramento Original
"Juro por Apolo Médico, por Esculápio por Hígia por Higeia por Panaceia e por todos os Deuses e Deusas que acato este juramento e que o procurarei cumprir com todas as minhas forças físicas e intelectuais,
Honrarei o professor que me ensinar esta arte como os meus próprios pais; partilharei com ele os alimentos e auxiliá-lo-ei nas suas carências,
Estimarei os filhos dele como irmãos e, se quiserem aprender esta arte, ensiná-la-ei sem contrato ou remuneração.
A partir de regras, lições e outros processos ensinarei o conhecimento global da medicina, tanto aos meus filhos e aos daquele que me ensinar, como aos alunos abrangidos por contrato e por juramento médico, mas a mais ninguém.
A vida que professar será para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles ou com malévolos propósitos.
Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres.
Guardarei castidade e santidade na minha vida e na minha profissão.
Operarei os que sofrem de cálculos, mas só em condições especiais; porém, permitirei que esta operação seja feita pelos praticantes nos cadáveres,
Em todas as casas em que entrar, fá-lo-ei apenas para benefício dos doentes, evitando todo o mal voluntário e a corrupção, especialmente a sedução das mulheres, dos homens, das crianças e dos servos,
Sobre aquilo que vir ou ouvir respeitante à vida dos doentes, no exercício da minha profissão ou fora dela, e que não convenha que seja divulgado, guardarei silêncio como um segredo religioso,
Se eu respeitar este juramento e não o violar, serei digno de gozar de reputação entre os homens em todos os tempos; se o transgredir ou violar que me aconteça o contrário."

Versão de Genebra

"Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade.
Darei aos meus dignos mestres o respeito e a gratidão.
Exercerei a medicina com consciência e dignidade.
Minha primeira preocupação será a saúde e a vida do meu paciente.
Manterei em segredo tudo quanto o paciente me confiar.
Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.
Os meus Colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, política partidária, ou posição social se interponham entre o meu dever e o meu paciente.
Guardarei o máximo respeito pela vida humana desde o momento da sua concepção.
Mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade.
Faço estas promessas livremente e sob palavra de honra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou ou não comente! Terei o maior prazer em responder e justificar o conteúdo de qualquer parte deste blog.

Att. Wilson