Introdução
É inadmissível hoje em dia que um kit básico de sobrevivência não contenha um isqueiro ou uma caixa de fósforos. Os escoteiros possuem treinamento para conseguir fazer uma fogueira na selva a partir de objetos disponíveis no local, isto garante a sobrevivência em caso de outras formas usuais não estarem disponíveis. Em uma casa moderna o fogão a gás, um forno elétrico e diversos outros aparelhos são usados para aquecer e cozinhar... Mas quando o ser humano iniciou o uso do fogo? O que isto representou para a evolução do homem na Terra? Certamente foi um avanço destacado e importante (talvez o mais importante) para a evolução humana.
Quando o fogo foi descoberto e controlado
Atualmente o estudo da pré-história é feito usando diversos métodos englobando um número grande de especialidades e especialistas como por exemplo: antropólogos, físicos, arqueólogos, biólogos, químicos e paleontólogos. Teorias e hipóteses são criadas e refutadas conforme avançam os estudos e descobertas. Sobre o uso controlado do fogo podemos dizer que os hominídeos chamados de Homo Erectus já faziam uso do fogo. Estes hominídeos habitaram o planeta entre 1.8 milhões a 300.000 anos atrás. Uma teoria atualmente refutada por estudos profundos e abrangentes nos diversos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo é a do "macaco cozinheiro" que afirma que o fogo já era usado regularmente desde 1.6 milhões de anos atrás. Tal teoria afirma que o crescimento do cérebro humano está ligado ao combustível trazido pela comida cozida, considerada mais nutritiva. Os mais recentes estudos refutam esta inferência (raciocínio desenvolvido a partir de indícios). Estes estudos situam o momento do uso controlado e habitual do fogo entre 400.000 e 300.000 anos atrás. Depois do Homo Erectus é certo que o Homem de Neandertal e o Homo Sapiens seguiram o exemplo e desenvolveram técnicas melhores e mais eficientes para o controle, criação, manutenção e uso do fogo.
Acima vemos um nativo Vanuatu criando o fogo. Ele "acende" (termo usado comumente para descrever o ato de por fogo em algo) o fogo esfregando um pedaço de madeira contra o outro. Muitas outras técnicas foram desenvolvidas para acender o fogo. Entretanto os métodos primitivos para fazer o fogo eram basicamente dois: fricção (como o nativo está fazendo acima) e por percussão (neste caso eram produzidas faíscas a partir de duas pedras de sílex. (foto abaixo)
Lendas e mitos
Muitas tribos indígenas das Américas acreditam que o fogo estava preso e invisível dentro da madeira e era libertado ao fricciona-la. Uma lenda muito interessante é a dos índios Bororó no Mato Grosso que diz que um macaco aprendeu a fazer o fogo (lembram do macaco cozinheiro?) pelo atrito de dois pedaços de pau e ensinou todos os homens (no caso os próprios Bororós). Para os índios Tarianas do Amazonas uma ave voou até o Sol e trouxe o fogo para a terra. Os Astecas faziam um ritual de ano novo: No inicio de cada ano era produzido fogo por atrito de dois paus em um morro à noite. Se não conseguissem acender o fogo, acreditavam que o Sol seria apagado e os demônios da escuridão desceriam à Terra para comer os homens. Um ritual semelhante era feito pelos Karok da Califórnia.
Inúmeras são as tribos americanas que acreditam que o fogo deve ser mantido continuamente aceso, pois caso se apague muitas desgraças podem acontecer.
Conclusão
O domínio do fogo por sua importância ao desenvolvimento humano representa o maior avanço na evolução tecnológica em todos os tempos, com ele foi possível:
- Afastar os predadores naturais, desta forma sendo usado para proteção.
- No inverno em épocas geladas, o fogo aqueceu e salvou os ancestrais humanos de um frio mortal.
- Ajudou na caça, para assustar e encurralar as presas usando tochas.
- Na alimentação, aproveitando melhor a energia dos alimentos cozinhando-os em fogueiras: Ao serem cozidos, os pedaços de carne submetidos ao calor ficam mais saudáveis pois as bactérias nocivas morrem. Além de torna-los mais digeríveis pelo organismo e por conseguinte capturando mais energia.
Pioneiro no Domínio do Fogo |
Muito bom e infirmativo com muito conteúdo
ResponderExcluirEspero mais postagens e mais histórias de informaçoes como essas
Com certeza Alexandre, haverá muito mais matérias e informações educativas como esta. Obrigado pela visita!
ExcluirExcelente postagem, muito educativa. Parabéns!
Excluir